Bom dia aos leitores desse blog. Cá estou eu novamente com uma seqüência de “As piores adaptações de games para o cinema”. Sei bem que prometi postar semanalmente sobre isso, mas como qualquer blogueiro que se preze (coisa que não sou), acabei por atrasar bastante o post.
Sem mais delongas, como o título já diz, hoje resolvi falar sobre “Street Fighter: A Lenda de Chun li”.
Na primeira parte dessa série, falei um pouco sobre The King of Fighters, então nada mais justo que falar agora sobre Street Fighter, que é um dos seus grandes rivais no mundo dos games.
Inclusive, não posso dizer que são rivais apenas nos games, afinal ambos disputam também em má qualidade de produção para o cinema.
Ao contrário do post anterior, não vou me ater à falar dos personagens. Prefiro falar da pior cagada que já vi alguém fazer com o título Street Fighter. As piores mesmo, afinal até aquele filme antigo com Van Damme e Raul Julia era bem melhor que este último.
O filme tem um começo que pode até ser elogiado, onde são apresentados uma jovem Chun Li e seu pai. A partir do momento em que Bison aparece em cena, com poucos minutos de filme, percebe-se o quão ruim será o resto do filme. A lenda de Chun li é um filme marcado por personagens nada carismáticos e que não remetem em nada aos respectivos personagens dos games. Um excelente exemplo disto é o assassino Vega. Nos games e anime, Vega é caracterizado principalmente por se orgulhar de sua beleza, mas no filme é um personagem estranho que usa uma máscara que mais parece a mascara do predador. Por sinal, quando tira a mascara, o coitado parece ainda mais com o predador, afinal o integrante do grupo Black Eyed Peas, Taboo, é feio pra cacete e não se assemelha em nada com o Vega. Particularmente eu preferia não falar muito dos personagens, mas é quase impossível. Quando temos Bison sem seu famoso “Psychic Power”, Gen jovem, Balrog que não luta boxe, dentre outros, é impossível se ignorar.
Vega em "A lenda de Chun Li"
Outro “detalhe” que faz desse filme o lixo que é, são as sequencias de luta. As cenas de luta mais parecem um grupo de dança coreografada. Um ótimo exemplo é uma cena onde Chun Li é cercada por uns caras dentro de uma casa noturna. Com eles a um distancia de mais ou menos 1 metro e meio, Chun Li se vale do seu Spinning Kick para derrubar os mesmos. É aí então que se encontra o problema. Na cena, poder se ver claramente que os pés dela não encostam nem nas armas que eles carregavam, mas mesmo assim, todos eles são arremessados ao chão.
Claro que o filme não é somente coisas ruins. Devo admitir que o mesmo possui suas qualidades. A nomenclatura Shadow Law, por exemplo, é algo que gostei no filme. Até hoje não foi explicado o porquê de Shadow Law ter sido mudada para Shadallo na versão americana. Só não entendo porque utilizam a nomenclatura japonesa para o grupo de Bison, mas usam os nomes americanos para os personagens.¹ O outro ponto positivo do filme é a falta de outros personagens. Mas por que a falta de personagens? Isso não seria um ponto negativo? Em um filme bem feito seria sim, mas A Lenda de Chun Li é tão ruim, que fico agradecido de não terem estragado mais personagens como Ryu, Ken, Sagat e afins. O que por sinal é o que os produtores desejam fazer na sequencia do filme (a qual tenho esperança que jamais venha a ser filmada).
Prefiro não falar muito mais sobre o filme a fim de evitar spoilers, mas posso adiantar que o final do mesmo foi um dos maiores WHAT THE FUCK cinematográfico que já protagonizei.
Pra finalizar esse vídeo, coloco um vídeo filmado na mesma época do lançamento do filme, que reforça a minha teoria de que filmes de games deveriam ser produzidos por fãs e não por pessoas que não entendem nada do assunto.
Imaginem sóo que fãs como esses seriam capazes de fazer se tivessem um orçamento igual ao de "A lenda de Chun Li"...
¹ Pra quem não conhece, na versão original japonesa do game, Street Fighter II Bison se chamava Vega, Vega se chamava Balrog e Balrog se chamava Mike Bison em homenagem ao boxeador americano Mike Tyson. Quando foi lançada a versão americana, esses nomes foram alterados. Dentre os 4 bosses do game, somente Sagat não teve seu nome alterado.







Nenhum comentário:
Postar um comentário