Ads 468x60px

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Um pequeno vislumbre do futuro


Olá possíveis leitores. Hoje eu resolvi trazer até vocês uma postagem com uma pequena espiada no que pode (e vai) vir por aí na área da tecnologia, principalmente na computação. Muitos destes projetos já estão em fase experimental, alguns são pura imaginação e outros já estão pra chegar ao mercado.


Computação ubíqua

Essa é uma proposta muito explorada pela Microsoft, que conta com vários projetos já em testes, existindo, apesar de parecer pura ficção. A computação ubíqua, ou pervasiva, significa uma computação tão interligada com nosso mundo que acaba se tornando invisível. É como se ela estivesse tão integrada com nosso mundo que ela está em todo lugar, se torna parte de nosso quotidiano e nós simplesmente a usamos, sem pensar 'isso é um computador, aquilo não é'. Melhor do que falar é mostrar, então vamos ao vídeo:


Hologramas

Lembra quando tu era moleque e vivia imaginando que um dispositivo ia projetar uma imagem 3D de um amigo seu e vocês bateriam um papo como se ele estivesse lá? Pois bem, não chega a isso ainda, mas tanto a Apple como a Microsoft já tem projetos adiantadíssimos nessa área, incluindo holografias que interagiriam com o usuário. A Apple tem o projeto conceitual do iPhone 5, que seria nada mais que uma placa de vidro que projetaria a tela e o teclado. Esse teclado seria projetado sobre qualquer superfície e o usuário teclaria na projeção, simples assim. Veja no vídeo:



Por outro lado, a Microsoft nos trás o conceito do HoloDesk, um aparelho ainda um pouco complexo e desajeitado, mas que conta com duas câmeras, um projetor e uma mesa de vidro, que, ao identificar onde as mãos e o olhar do usuário estão colocados, trabalha a projeção da mesa de vidro como se ele estivesse segurando, carregando batendo ou tocando a projeção, que é inteira tridimensional. É complicado até de descrever, mas é como se a projeção fosse física. Acompanhe:


Bom, por enquanto é isso que tenho pra vocês. Em breve, faço uma postagem sobre o futuro dos consoles. Eles estão bem mais perto do que você imagina, então prometo não demorar muito a falar sobre eles. Abraços e comentem sobre o que vocês esperam do futuro da computação. Até mais.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...