Ads 468x60px

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Resenha: Admirável Mundo Novo (sem spoilers)





Bem como prometi nesse post aqui venho trazer pra vocês nerds leitores a resenha do meu livro preferido: Admirável Mundo Novo, uma resenha que podem ler sem medo pois não haverá spoilers já que a intenção é justamente que vocês leiam o livro. Então chega de papo e vamos á resenha.
Admirável Mundo Novo escrito e publicado em 1932 pelo norte americano Aldous Leonard Huxley, mais conhecido por Aldous Huxley, é um livro que narra com sátira e perfeição uma distopia em que a sociedade humana chegou a um nível máximo de organização e estabilidade, onde seres humanos não são mais gerados de forma vivípara mas sim em centros do governo, onde também são criados , condicionados fisicamente, psicologicamente para viverem felizes e satisfeitos exercendo as funções impostas a cada indivíduo de acordo com sua casta. A sociedade criada por Huxley nesse futuro não possui valores éticos, religiosos ou morais da sociedade atual. Uma droga chamada "Soma" substituiu o alcool suprindo qualquer tristeza ou necessidade de escape que o mesmo proporcionava, só que, sem os efeitos desagradáveis do mesmo. Nessa sociedade é que vive Bernard Marx que um cidadão da mais alta casta que é insatisfeito com a sociedade em que vive.Dessa premissa que se desenrola o restante do livro.
Escolhi este livro para fazer uma resenha pois mesmo sendo um livro antigo (1932) ele continua levantando interessantes questões para a sociedade atual em forma de metáforas , e mais do que um livro de ficção cientifica é essencialmente um livro de critica politica e social e ainda uma "previsão" de onde a sociedade humana pode parar. Previsões estas que atualmente não são mais tão impossíveis quanto no distante ano de 1932.
A leitura do livro é bastante fluida e é facilmente assimilada mesmo possuindo bastantes descrições, a sociedade criada por Huxley é tão complexa e bem explicada que se não fossem os níveis incríveis da medicina e ciência ( gerar seres humanos em laboratório e não se necessitar de nem mesmo de uma "barriga de aluguel" é uma delas) poderia muito bem ser possível. Os conflitos propostos no livro entre ser infeliz porém livre em todos os âmbitos ou se feliz e preso a uma sociedade fútil é bastante interessante, além de diversos outros conflitos gerados entre a sociedade "moderna" e o Selvagem que personificava a sociedade da época em que o livro foi escrito (e de certo modo a nossa também mas atualmente tenho minhas duvidas se vivemos na sociedade de Huxley ou a selvagem). Conflito este que é levado ao máximo e é personificado pelo diálogo entre Mustafá Mond e o Selvagem, que não irei descrever aqui pois é uma resenha sem spoilers mas recomendo a quem for ler o livro dedicar uma atenção e um tempo especial a esse diálogo.
Com toda certeza ao ler Admirável Mundo Novo muitas conclusões podem ser tiradas, de maneiras diferentes de acordo com o leitor, por isso aconselho a todos lerem e refletirem garanto que não será um tempo perdido e vocês terão o prazer de ler uma das mais épicas e incríveis ficções cientificas já criadas.

Nota- 10/10

Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley, Editora Globo 2001 312 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...